sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Geração de Tradições...


Insurgem se tantas vezes “os antigos” de que tudo aquilo que é tradição tende hoje a desaparecer” A Smut comemora este ano os seus 88 anos de vida, por esta instituição passaram músicos, maestros, dirigentes, colaboradores, amigos ...todos eles prestaram o seu digno contributo e a todos respeitosamente agradecemos. A Smut hoje é composta por gente nova e audaciosa, com projectos e ideias conscientes. A banda assim como a sua direcção é composta na sua maioria por rapazes e raparigas que estudam e que trabalham e que têm em comum o gosto pela música. A banda propõem se a transmitir amplos conhecimentos musicais de grande utilidade pessoal quer em termos profissionais ou meramente lúdicos, no entanto não se esgota aqui o seu sentido e razão de ser, numa banda são também transmitidos importantes valores que tais como a amizade, a responsabilidade, a camaradagem, o respeito pelo próximo e a entre ajuda. São estes os valores que contribuem para a formação de um Homem e de uma Mulher e são também estes os valores que queremos para os nossos filhos e netos. Talvez seja prova disso mesmo poder constatar que são poucas as famílias na freguesia de Lapas que não tenham qualquer ligação a esta instituição. Actualmente muitos daqueles que compõem a smut o devem aos seus pais e avós que conseguiram incutir o gosto pela música, a todos eles também o nosso obrigado. É comum entre nós o sentir de que continuamos a manter viva esta instituição que é sem dúvida um enriquecido bem da nossa terra de lapas e são por diversas vezes que damos a conhecer dignamente o seu nome lá fora. Por fim gostávamos de confidenciar que sentimos o carinho e o apoio da nossa comunidade que nos acompanha e sai a rua juntamente com a sua banda o que nos deixa bastante orgulhosos e que nos transmite o sentimento do dever cumprido. É este o sentir desta geração que desta forma convosco partilhamos, que não esquecemos as raízes e que trabalhamos para que a tradição não desjuvanesça.

1 comentário:

helderduque disse...

Parabéns pelo blog SMUT.É com imenso prazer que vejo inscrito o nome da minha Feguesia como blog e desta vêz numa das melhores instituições da minha terra.
Os meus parabéns e que continuem no bem servir da nossa localidade, pois que só com perserverança e carinho por aquilo que é nosso podemos ir mais além.
A direcção da SMUT merece os parabéns de toda a freguesia por tudo o que tem feito em prol da cultura e recreio da mesma.
Comigo podem contar em tudo o que me for possível, para a maior dignificação da Juventude e dos mais antigos em que me incluo, para bem da nossa terra.
Helder Duque